domingo, 13 de março de 2011

Cliclo de Vida x Testes [Parte 2]

  
  O processo de testes tem a função de melhorar o sistema para que o usuário encontre a qualidade esperada.
  Do ponto de vista psicológico, a análise e o projeto de software são tarefas construtivas. Quando o teste começa, há uma tentativa sutil, mas definida de descobrir problemas nesta construção.

Então, do ponto de vista do construtor, o teste pode ser considerado destrutivo. Contudo, o testador tem a função clara de melhorar o sistema para o usuário-final.
  E é neste ponto da discussão que especialistas de todo mundo consideram importante que as equipes de testes e desenvolvimento sejam diferentes e, na medida do possível, isoladas. Há alguns autores que afirmam a necessidade de grupos independentes de testes, ou seja, que estejam fora da organização construtora.
 
Testes Estáticos e Dinâmicos
Teste Estático
  De uma maneira bem singular podemos dizer que refere se a testar o que não esta rodando ou seja este tipo de teste não envolve a execução propriamente dita do programa. As técnicas de teste estático se valem da leitura ou inspeção visual de programas por um grupo de pessoas com o objetivo de encontrar erros. Esse tipo de teste esta fortemente relacionado com Verificação/ testes estruturais / Teste de Caixa Branca.
  O custo de correção de erros encontrados por este método parece ser mais baixo visto que a origem precisa do erro é localizada, enquanto que os testes dinâmicos acusam apenas sintomas dos erros.
Exemplos clássicos de técnicas de teste estático são as inspeções de código, o percorrimento e as avaliações por pares ou peer-reviews
 
Testes Dinâmico
  É o que normalmente temos em mente como teste, rodando e usando o software. Testes de valores são dinâmicos, pois requerem a execução de casos de testes no computador com um foco específico na massa de valores associados com as entradas e saídas do sistema.
  Esse tipo de teste esta fortemente relacionado com Validação/ Testes Funcionais / Teste de Caixa Preta. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Software Qualidade | by TNB ©2010